O evento acontece no período de 12 a 19 de outubro de 2017, realiza oficinas, seminário, diálogos, promovendo o intercâmbio e reflexões, produzindo conhecimentos a partir das conexões entre o Teatro Infantil, Arte-educação e Cultura da Infância, oferecendo aprimoramento a artistas, arte-educadores, professores e demais profissionais que atuam com o público infantil, além de apresentar oito espetáculos.
Com o intuito de inovar, esta iniciativa se desloca este ano para quatro comunidades periféricas na cidade de Campo Grande/MS, levando a produção do teatro infantil, atividades lúdicas como as brincadeiras tradicionais e cantigas de roda. Serão ainda distribuídos os brinquedos e livros arrecadados.
Com o objetivo de promover uma agenda de espetáculos teatrais voltados para a infância, Ramona Rodrigues em parceria com entidades e agentes culturais, realizaram quatro edições da Mostra de Teatro Infantil, o projeto ofereceu oficinas, palestras e promoveu campanhas de arrecadação de brinquedos que foram doados para crianças em situação de vulnerabilidade social, superando a marca de 3.000 doações. Na 5ª edição com investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, a Mostra recebe artistas e companhias teatrais da capital e interior de MS.

Programação

Os ingressos para participar dos espetáculos podem ser trocados por brinquedos ou livros novosnos postos de troca autorizados que são: Ateliê Ramona Rodrigues (Rua 14 de Julho, nº 1.431 – casa 3 – Centro) das 14h às 18h e Livraria Leparole (Rua Euclides da Cunha, nº 1.126 – Jardim dos Estados) no horário comercial.

12/10 – 19:00 – Cadê?!
Aplausos Cia Teatral
Local: Arena Bosque – Espaço Grupo Casa
Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – (Shopping Bosque dos Ipês)
Sinopse: Acompanharemos a missão dos palhaços Xico e Zureta que tentam ajudar Coisinha a recuperar a fé em si mesma, proporcionando ao público um mergulho no universo das brincadeiras infantis e jogos populares através de uma linguagem estética que transita entre o teatro e o circo.
Direção: Thathy d’Meo.
Com Douglas Moreira, Glaucia Pires e Thathy d’Meo.
13/10 – 19:00 – As aventuras de Bagacinho Quem conta um ponto cria um conto em: A  Paixão de Romeu e Julieta
Grupo Casa – Coletivo de Artistas
Local: Teatro Prosa SESC Horto – R. Anhanduí, 200  – Centro
Sinopse: A história se passa todinha em Juazeiro do Norte. Bagacinho vive uma triste e linda história como Romeu, que se encanta pela bela Julieta, filha de seu maior inimigo. Quando percebe toda a situação, a tragédia já havia começado. E mesmo em meio a tanta dor, este amor é a única forma de conseguir a paz de volta ao Sertão.
Direção: Fernando Lopes e Lígia Prieto. Com Kelly Figueiredo, João Celos, Thaisa Febraro de Oliveira, Samuel Alejandro, Gabriel Brito, Daniel Melo, Roberto Lima e Thiago Costa.
14/10 – 19:00 – Judith e sua sombra de menino 
Júnia Cristina Pereira
Local: Teatro Prosa SESC Horto – R. Anhanduí, 200  – Centro
Sinopse: Judith é uma criança que vive sendo criticada por não se comportar adequadamente para uma menina. Até que um dia, sua sombra se torna a sombra de um menino e começa a atrapalhar a sua vida. Com trilha sonora executada ao vivo, elementos do teatro de máscaras, sombras e bonecos. O trabalho busca refletir, de forma lúdica, sobre padrões de comportamento impostos a meninas e meninos. Texto: Christian Bruel. Adaptação: Júnia Pereira.
Direção: Gil Esper.
Com Arami Marschner, Júnia Cristina Pereira, Raique Moura e Sorrayla Parra. Música: Nicolas Farias, Thais Costa e Willian Grando. Técnica: Bruno Augusto e Rodrigo Bento.
15/10 – 19:00 – João e o Pé de Feijão na Terra do Nunca  
Circo do Mato 
Local: Teatro Prosa SESC Horto – R. Anhanduí, 200  – Centro
Sinopse: Capitão Gancho, um ardiloso e tenebroso vilão, invade a Terra das Nuvens banindo João e sua mãe para a Terra do Nunca. A mercê dos infortúnios daquele lugar, João decide vender sua vaca Mimosa e acaba trocando-a com um mascate por sonhos e feijões mágicos, que fantasticamente o levam de volta a Terra das Nuvens. João enfrenta o gigante Capitão Gancho em uma batalha heróica pela libertação de seus pais e a reconquista de sua casa.
Direção: Anderson Bosh.
Com Douglas Caetano, Mauro Guimarães, Murillo Atalaia, Patrycia Andrade e Yasmin Fróes.
16/10 – 14:00 Dandys Acrobático 
Cia Theastai 
Local: CRAS Vida Nova – R.Jaci Maria de Azevedo Môro, 162
Sinopse: O número espetáculo, “Dandys”, também encontrado na grafia “Dandes”, vem desde muito, na misteriosa e incerta historia do Circo. Nasceu na Europa. O número sugere dois empregados de mesa: um Garçom trapalhão e um Maitre ainda mais atrapalhado, trazendo para a cena acrobacias, malabarismo, equilibrismo e manipulação de objetos.
Texto e Direção: Breno Moroni.
Com Michel Stevan Grando e João Rocha.
17/10 – 14:00 Um poeta na cidade 
Emmanuel Marinho 
Local: CRAS São Conrado – R. Livinho Godói, 777
Sinopse: Emmanuel é um encantador de histórias: brinca com as palavras, sons e melodias, valorizando suas raízes culturais com sua arte. Canta sua terra, as cidades que nos habitam, personagens, cores, desenha a identidade cultural dos povos de Mato Grosso do Sul.
Concepção e Interpretação: Emmanuel Marinho.
18/10 – 14:00 – Histórias e Canções da Nossa Terra
Jorge de Barros, Jerry Espindola, Guga Borba
Local: CEINF Comunidade Tia Eva – R. Dom Cirilo, S/N
Sinopse: Musical com teatro humano e teatro de bonecos traz um encontro entre dois violeiros e um contador de causos do Pantanal numa roda de tereré.  Entre uma prosa e outra são narrados causos dos personagens folclóricos: Mula-sem-cabeça, Saci, Minhocão entre outros. A trilha sonora criada especialmente para o espetáculo conta sobre nosso folclore e as tradições sul-mato-grossenses. Direção:Jorge de Barros.
Com Jerry Espíndola, Guga Borba e Jorge de Barros.
19/10 – 14:00 – Tragicomédia de Dom Cristovão e Sinhá Rosinha 
Teatro Imaginário Maracangalha
Local: CRAS Rosa Adri – R. Lúcia dos Santos, 295
Sinopse: Sinhá Rosinha quer casar, mas como enfrentará o autoritário pai, o prepotente dom Cristóvão, o ex-namorado e seu apaixonado pretendente? Como escapará de um casamento forjado pelo dinheiro e viverá o seu amor desimpedido? Como diz sinhá Rosinha: “que se dane seu dinheirinho, eu quero é o amor!”. Uma farsa que exalta valores como a independência, a arte e o amor.
Texto e Direção: Fernando Cruz.
Com Ariela Barreto, Fran Corona, Fernando Cruz, Moreno Mourão e Renderson Valentim.

Oficinas

1° Seminário de Cultura e Infância – Acesse mais informações aqui!

Oficina Interpretação Teatral – Acesse mais informações aqui!

Oficina Cadernos de Registros: narrativas de viagens e memórias de viajantes – Acesse mais informações aqui!

Sobre o Autor

Mãe apaixonada da Júlia e da Isadora, Jornalista, apaixonada pela profissão, por livros, fotografia e por seus blogs. Descobriu um mundo totalmente novo depois da maternidade, se apaixonou por ele e veio os blogs, novos trabalhos, novas paixões e uma nova e emocionante forma de ver e viver a vida.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.