Proposta é incentivar a interação entre pais e filhos com jogos e brincadeiras longe do computador e do celular

Brincar é a atividade mais importante para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças. Porém, nos últimos anos, as brincadeiras antigas vêm sendo preocupantemente substituídas pelos jogos e computador e celular. E essa troca não é benéfica, alertam os especialistas em saúde e educação.

Ao correr, saltar e escalar obstáculos, as crianças estão estimulando o desenvolvimento dos músculos, aumentando a força, a resistência, a coordenação e o equilíbrio, e queimando energia, o que ajuda a dormir e comer melhor.

Há várias explicações para as brincadeiras antigas estarem sendo deixadas de lado, como a falta de tempo dos pais, a atratividade dos jogos eletrônicos e até mesmo a insegurança de brincar na rua. Motivos muitas vezes, mas que precisam ser repensados frente à importância dessa fase para os pequenos.

Ao brincar com jogos que estimulam a imaginação e exijam mais do corpo, é possível que as crianças tenham grandes avanços em seu desenvolvimento, criando noção de espaço, coordenação motora e equilíbrio. Além disso, os jogos ainda ensinam noções importantes sobre seguir regras. São atividades que podem refletir positivamente nas habilidades cognitivas e nas linguagens física, social e emocional.

Para resgatar as brincadeiras antigas, como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha e tantas outras, a Aldeia vai realizar em Campo Grande, no início de dezembro, o Primeiro Encontro de Brincadeiras Antigas.

Será uma oportunidade para os pequenos conhecerem e para os pais relembrarem os jogos, brincadeiras e reviver a diversão da própria infância. O momento também vai propiciar a interação lúdica e saudável entre pais e filhos.

O Primeiro Encontro de Brincadeiras Antigas da Aldeia vai acontecer no próximo dia 3 de dezembro, das 15h às 18h, na Rua do Livramento, 1451 – Bairro Coronel Antonino. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 98409-1581, (67) 99131-9797 e (67) 9842-1325. Há também ingressos à venda na Leparole Livraria, que fica na Euclides da Cunha, 1146.

Sobre o Autor

Mãe apaixonada da Júlia e da Isadora, Jornalista, apaixonada pela profissão, por literatura, fotografia e por seus blogs. Descobriu um mundo totalmente novo depois da maternidade, se apaixonou por ele e veio os blogs, novos trabalhos, novas paixões e uma nova e emocionante forma de ver e viver a vida.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.