Mãe Empreendedora: é hora de se destacar

É importante ver as crises como oportunidades

Ninguém esperava uma crise desse tamanho. A maioria dos negócios não estava preparados para enfrentar algo assim, nós sabemos e sabemos também que as pequenas e médias empresas sempre são as mais atingidas, como as de mães que, muitas vezes se dividem entre a maternidade e o empreendedorismo.

Neste caso, em específico, ainda tem mais um agravante: ficaram sem qualquer rede de apoio, seja a escola, a brinquedoteca, as atividades extras ou até mesmo o convívio com os avós.

Muitas delas tiveram ficaram impossibilitadas de abrir as portas como parte das medidas de prevenção para o combate do Covid-19. Outras, sem matéria-prima. Também tem aquelas com dificuldade de produzir devido à falta de rede de apoio, entre muitos outros casos.

Pode parecer clichê e até irreal, mas se pensarmos, junto com a crise vieram muitas iniciativas bacanas de empresas, profissionais e de consumidores para ajudar os empreendedores, com dicas, consultorias e soluções criativas para tentar dar a volta por cima.

Temos consciência que, não será como antes, algum impacto as empresas terão, mas conhecer algumas opções pode ser primordial nesses momentos para termos o mínimo de impacto que se é possível ter, separamos alguns desses caminhos para que vocês se inspirarem e aplicarem no negócio de vocês:

Opcional de Delivery: com a impossibilidade das pessoas saírem de casa, muitas empresas precisaram se adaptar rapidamente e instaurar a opção de delivery, principalmente o ramo alimentício que ficou impossibilitado de abrir as portas. Dependendo do volume de vendas, verifique se é viável ter uma pessoa dedicada ao seu negócio ou você pode contar com empresas ou entregadores autônomos. Não se esqueça de observar as questões de segurança como embalagem e transporte para que seu produto chegue certinho ao seu consumidor.

Adesão à aplicativos: a maioria dos aplicativos que temos à disposição hoje no mercado, funcionam como um “shopping”, onde o cliente tem à disposição várias lojas e empresas para fazer o pedido do que deseja. Por mais que, tenha que pensar no valor que esses aplicativos cobram por cada venda, é uma boa maneira de ser visto e alcançar mais pessoas, assim como uma saída para essas épocas de crise. Oferecer alguns descontos e fazer promoções é um bom jeito de se destacar, mas não esqueça de colocar esse custo em seus cálculos para não sair no prejuízo.

Loja Virtual: uma alternativa que está sendo opção de muitos empreendedores é a loja virtual. E de fato é sim uma excelente alternativa, inclusive porque não sabemos até quando teremos que investir em alternativas para manter as vendas. Mas é sempre bom lembrar que, o e-commerce precisa de planejamento e de um fluxo bem estruturado para dar certo. Assim como é necessário investir em tráfego para que as vendas aconteçam, o que pode ser um pouco mais difícil com começo. A dica aqui é: gaste o menos possível na montagem da loja. Existem muitos sites que já oferecem a loja pronta, você paga uma mensalidade e usa todo o sistema deles, é uma excelente opção, principalmente para quem está começando.

Reestruturação de produtos e/ou serviços: dependendo do caso, talvez seja hora de olhar para seu negócio e adequar o que você oferece à realidade atual. É bom observar se será algo pontual, apenas nesse momento ou se será definitivo. Cada uma das escolhas vão exigir um caminho diferente para essa reestruturação.

Novos produtos e/ou serviços: ainda teremos os casos em que, uma reestruturação não será suficiente e sim a mudança completa e a criação de novos produtos e/ou serviços. Esse caso é mais complexo e aqui o ideal seria sempre o acompanhamento de um profissional. Dependendo do seu ramo, a saída pode ser contratar uma empresa de design em Campo Grande/MS que pode te dar um rumo mais certeiro que deve tomar.

Inovação no posicionamento: e vão existir ainda, os casos em que apenas uma mudança de posicionamento já será suficiente para adequar sua empresa ao mercado e as necessidades atuais. Uma boa estratégia de branding pode trazer mudanças significativas para seu negócio.

Mantenha-se em movimento, não importa qual caminho for tomar. Lembre-se de aproveitar as oportunidades que surgirem. Estaremos todos torcendo para que tudo isso passe logo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *