Uma dificuldade muito comum entre as famílias é fazer com que as crianças cumpram suas tarefas cotidianas com facilidade, sem que os pais tenham que repetir “10 vezes a mesma coisa”.

A Disciplina Positiva, abordagem que busca educar de maneira respeitosa e afetiva, tem uma ferramenta eficiente para estimular a autodisciplina nas crianças.

Mas, de acordo com os princípios da disciplina positiva, esse quadro não contém corações, carinhas tristes ou felizes e nem estrelinhas.
Porque muitas vezes nós adultos imaginamos que os elogios podem estimular a autoestima de uma criança. Isto não é correto, uma vez que esse senso é algo que não se concede ou recebe, mas sim é desenvolvida pela capacidade de autoconfiança que se obtém no processo de aprendizado ao lidar com as decepções e o sucesso na resolução de problemas, aprendendo assim com os erros.

O modo adequado de ajudar de forma bem sucedida a criança a desenvolver a autoestima é por meio do encorajamento, do respeito, do interesse pelo ponto de vista da criança e um desejo de oferecer oportunidades para que elas desenvolvam habilidades de vida que levarão a uma independência em relação à opinião negativa dos outros (autoconfiança). As diferenças entre elogio e encorajamento podem ser difíceis de compreender, porque muitas vezes estamos focados em resultado imediato. É comum ver as crianças responderem um elogio com faces radiantes. No entanto, devemos pensar nos efeitos em longo prazo da dependência em relação à opinião dos outros.
Para distinguir elogio de encorajamento pode ser útil usar essas quatro perguntas:
1. Estou promovendo oportunidade de ensino de autoavaliação ou ensinando a criança a depender da avaliação dos outros?
2. Eu estou sendo respeitoso ou manipulador?
3. Eu estou vendo do ponto de vista da criança ou do meu próprio?
4. Eu faria esse comentário para um amigo?

O Quadro de Rotinas não precisa ser sofisticado, pode ser feito à mão, com fotos ou desenhos e ser muito útil para a sua vida e da sua família.
Ele auxilia a criança entender o que vem depois e trás clareza para o cotidiano. Criar desde cedo os hábitos que você gostaria que se filho seguisse para a vida, e por meio das repetições continuas, ajuda os pequenos a crescerem mais confiantes, organizados em meio a um ambiente mais saudável fazendo com que eles se sintam mais confortáveis e seguros.

Ao invés de dizer as coisas repetidas vezes, Você pode perguntar:” Qual é a próxima tarefa no seu quadro de rotina?” Porém não devemos usar recompensas. Acredita-se na Disciplina Positiva que as atividades cumpridas reforçam o senso interno de realização e capacidade. Além disso as crianças se sentem competentes e motivadas a cobrar quando são respeitosamente incluídas na resolução de problemas inclusive quando cria o quadro de rotina.

Quer aprender mais sobre essa ferramenta eficaz? Então participe da OFICINA DE QUADRO DE ROTINAS com a educadora parental Ariane Osshiro e aprenda maneiras de encorajar a autodisciplina em seu(s) filho(s).

Local: Escola Viva Infância
Dia e horário: 06 de julho (sábado) das 14h às 16h
Investimento: 100,00
Informações: 98409-1581

*Material incluso

Sobre o Autor

Mãe do pequeno Enzo, apaixonada por viagem, cinema e comida. Como toda mulher do Século XXI, se divide entre as múltiplas funções, sem perder o rebolado.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.