Com o final de semana chegando é a hora que as crianças reúnem os amiguinhos em casa e surge a necessidade de fazer uma receita prática e que atenda os gostos mais exigentes quando o assunto é paladar infantil.

Lidar com um grupo tão heterogêneo pode tornar bem difícil à tarefa de manter saudável a alimentação da garotada, e pensando nisso vou sugerir duas receitinhas em uma versão mais nutritiva que vão ser sucesso!

A primeira eu diria que já nasceu sucesso, pipoca é uma delicia e todo mundo adora, ela é rica em fibras, polifenóis, vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e antioxidantes, não precisaria de mais nada para ser maravilhosa, mas pensando em uma receitinha funcional vamos acrescentar o açafrão-da-terra, riquíssimo em benefícios e com importante papel anti-inflamatório. A cúrcuma (açafrão-da-terra) ainda deixa a pipoca com aquele amarelinho de pipoca de cinema, a criançada vai amar. Então segue a receita:

Pipoca funcional com cúrcuma (açafrão-da-terra)

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
  • ½ xícara (chá) de milho para pipoca
  • 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto
  • Lemon pepper e orégano (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque o óleo numa panela média, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e diminua o fogo. 
  2. Mantenha a panela tampada em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até que o tempo entre um estouro de pipoca e outro seja maior que 2 segundos. A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares – assim os grãos de milho estouram por igual. 
  3. Transfira para uma tigela, misture o sal e a cúrcuma (lemon pepper e orégano são opcionais) e sirva a seguir.

A segunda é outro clássico que persiste, firme e forte, até no cardápio das crianças que fazem mais restrições alimentares. Ele tem cara de fast food e é a base do prato campeão “arroz com frango” que faz tanto sucesso com a garotada. Os nuggets são crocantes, saborosos, tem tudo que a criançada gosta, mas tem muita porcaria escondida na versão original. A opção aqui é fazermos o nosso com mais saúde e ingredientes de qualidade. Melhor ainda que fazer uma versão mais nutritiva para seus filhos é fazer essa receita junto com eles. As crianças adoram participar e todo o processo de elaboração da receita vai ser de aprendizado, o que desperta a curiosidade na hora de provar o resultado.

Nugguet de frango com abobrinha e linhaça

Ingredientes:

  • 500g de peito de frango
  • 1 colher de sopa cebolinha (opcional)
  • 200g de semente de linhaça
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 cebola pequena
  • 1 abobrinha italiana

Modo de preparo

  1. Bata os filés no processador e reserve. Caso não tenha processador pode usar um liquidificador potente.
  2. Bata a linhaça no liquidificador até formar uma farinha e reserve.
  3. Bata a abobrinha, a cebola e a cebolinha no processador e misture ao frango.
  4. Tempere essa massa e misture bem.
  5. Faça bolinhas no formato de nugguets com a mistura e passe na farinha da linhaça.
  6. Unte uma assadeira com o azeite e arrume os nugguets de forma espaçada.
  7. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos, virando os nuggets aos 10 min, para que dourem dos dois lados.

As receitas são simples, mas não economizam no sucesso que farão. Para acompanhar essas delícias sirva uma limonada nutritiva com folha de couve, as crianças vão adorar a bebida verde que é um passaporte e tanto para o mundo lúdico da imaginação.

Luana Carolina S. Leite

NUTRICIONISTA GRADUADA PELA UFMS

E PÓS-GRADUANDA EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL

FACEBOOK @luanaleitenutricionista

Sobre o Autor

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Atuo na área clínica propondo alternativas mais saudáveis pela alimentação natural. Amo o que faço. A minha paixão é fazer a diferença na vida das pessoas mudando a forma como elas enxergam a comida e os hábitos de vida. Acredito que a alimentação é reflexo de um conjunto de fatores e quando equilibrada proporciona bem estar e qualidade de vida, contribuindo com a verdadeira saúde! Sigo a nutrição comportamental, sem modismos, e busco contribuir com o desenvolvimento da alimentação familiar desmistificando temas e ajudando a solucionar dúvidas e angústias dos pais e mães. E que com o resgate de uma alimentação mais natural possam ser muito mais felizes e conscientes da alegria que é nutrir boas escolhas diariamente.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.